top of page

Na 21ª edição do Paraty em Foco Festival Internacional de Fotografia, as lentes estarão voltados para os fotoclubes. Um tributo mais do que justo para os apaixonados pelo ato de fotografar sem buscar nenhuma compensação financeira, apenas o contentamento por um elogio de um colega, por um espaço em uma parede de exposição ou por um prêmio em um salão de fotoclubistas.

 

Nomes consagrados da fotografia brasileira, como Thomaz Farkas, German Lorca, Marcel Giró, Chico Albuquerque, Geraldo de Barros, Eduardo Salvatore e Gertrudes Altschul têm algo em comum: foram fotoclubistas. No caso, todos eram integrantes do icônico Foto Cine Clube Bandeirante, de São Paulo (SP), criado em 1939. Antes dele, o pioneiro foi o Photo Clube Rio de Janeiro, fundado em 1910, e que deu origem posteriormente ao Foto Clube Brasileiro, surgido em 1923 também no Rio.

É uma história de 115 anos que terá parte dela contada nesta 21ª edição do Paraty em Foco. Uma história que liga paixão, determinação e resiliência para manter viva uma tradição que está sob a ameaça dos novos tempos, como muitas outras. https://fotoclub.art.br/historia/

Sérgio Branco

Diretor de Redação

Revista Fotografe Melhor

APOIO

WhatsApp Image 2025-01-15 at 18.04.23.jpeg
LOGO PATRIMONIO.jpg
LOGO PREFEITURA 03.jpg

REALIZAÇÃO

bottom of page