Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL https://cutt.ly/ukRn4Hf
Paraty em Foco 20 Anos
Paraty em Foco 2024
ENCONTROS E ENTREVISTAS PEF 2024
Atenção: com o Festival acontecendo, a compra dos ingressos pode ser feita na entrada do Auditório da Casa da Cultura, antes de cada Encontro, Lembramos que o Encontro Sebastião Salgado, em conversa com Sergio Burgi e Evandro Teixeira, está esgotada, mas temos outros Encontros de alto nível ainda abertos. Para quem já fez reserva e pagamento PIX, é só se apresentar ao ingresso do Auditório da Casa da Cultura se identificando.
Mais informações CASAPEF/IPHAN
Praça da Matriz, 318 (lateral), Centro Histórico
Agradecemos a todos a vossa compreensão.
Auditório da Casa da Cultura tem uma capacidade para 150 lugares e fica na Rua Dona Geralda, 194, Centro Histórico
Quarta dia 11: "DUAS DÉCADAS DE HISTÓRIA". Criado por Giancarlo Mecarelli em 2005, o Paraty em Foco teve como principais atrações na sua primeira edição um trio formado por Cristiano Mascaro, Luiz Garrido e Marcio Scavone. Nos 20 anos do Festival Internacional de Fotografia, os quatro voltam a se reunir para um bate-papo descontraído e lembrar uma época em que todos estavam preocupados com o fim da fase analógica e o começo da era digital na fotografia.
Quinta dia 12: "FOTOGRAFIA COMO NEGÓCIO". Uma das propostas do Paraty em Foco é discutir os rumos da fotografia, não somente do ponto de vista da arte, mas também como uma atividade profissional sustentável. Dentro deste conceito, apresentaremos na quinta-feira, dia 12, às 11 horas, o Encontros e Entrevistas “A fotografia como negócio”. Na mesa, o fotógrafo Evandro Rocha conversará com André Teixeira sobre a Banlek, uma das maiores plataformas de venda de imagens do Brasil, que vem revolucionando o setor com uso intensivo de tecnologias para facilitar o contato entre profissionais e consumidores. Uma excelente oportunidade de entender um pouco mais sobre as inúmeras possibilidades que a fotografia oferece.
Quinta dia 12: "PARATY EM FOCO - UMA TRAVESSIA DE 20 ANOS". fotógrafa e pesquisadora Mônica Zarattini irá apresentar nesta palestra uma síntese das dezenove edições do Festival Paraty em Foco que teve início em 2005 e hoje completa 20 edições anuais ininterruptas. A grandiosidade deste feito foi trazer para nosso campo a reflexão sobre o que há de melhor na fotografia contemporânea não só no âmbito da produção brasileira assim como da estrangeira. A apresentação é fruto da pesquisa de sua tese de doutorado em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e será um grande desafio condensar tantas informações visuais relevantes e processos criativos de excelência em apenas uma apresentação. Venham
Quinta dia 12: "ITALIANOS DETRÁS DA CÂMERA". A contribuição da Itália e dos italianos ao campo da fotografia, de sua gênese nas experimentações de Leonardo da Vinci e Giambattista della Porta a seu pleno florescimento foi crucial e ampla. No Brasil da segunda metade do século XIX, em particular, tal protagonismo se confirmou e os italianos foram verdadeiros pioneiros da oitava arte. Em todos os cantos do país, os fotógrafos-migrantes vindos da Itália distinguiram-se pelo talento artístico ímpar e pela qualidade técnica de suas obras. Seu olhar não se limitou ao retrato do mundo novo que então se descortinava, mas participou decisivamente da definição da imagem e da autoimagem deste país gigantesco e multifacetado.
Quinta dia 12: "UM OLHAR DE BEM-QUERER SOBRE O BRASIL" A exposição Viva o Povo Brasileiro, que será inaugurada no Sesc Santa Rita durante esta vigésima edição do Paraty em Foco, é o pano de fundo para este encontro entre o curador Dante Gastaldoni e João Roberto Ripper, um dos mais importantes fotógrafos do país. Com mais de 50 anos dedicados à fotografia, Ripper tem sido uma inspiração para fotógrafos de muitas gerações, seja por conta de sua militância enquanto fotojornalista na grande imprensa; seja por seu percurso como fotógrafo documentarista nas agências independentes; seja, enfim, por sua revolucionária atuação como educador e formador de quadros para a fotografia popular, um movimento iniciado em 2004, na favela da Maré, e ampliado nos últimos 12 anos através das oficinas Fotografia e Bem Querer, que vêm sendo ministradas em quilombos, aldeias indígenas e núcleos de populações tradicionais pelo país afora.
Sexta dia 13: “LUZES NA ESCURIDÃO", As cavernas são verdadeiros museus naturais ainda pouco estudadas pela ciência e estão sob constantes ameaças. O projeto Luzes na Escuridão surgiu com o objetivo de divulgar as cavernas brasileiras através das lentes dos melhores fotógrafos de cavernas do mundo, conscientizando assim o público sobre a importância da sua conservação. Foram realizadas três expedições, em 2016, 2019 e 2013, que contaram com a participação de fotógrafos dos Estados Unidos, França, Suíça, Hungria e Espanha além de cinco fotógrafos brasileiros. Participarão deste Encontro, Leda Zogbi, idealizadora do projeto, e também os fotógrafos Daniel Menin e Ricardo Martinelli. Eles contarão um pouco sobre as aventuras vividas e as dificuldades de fotografar esses ambientes extremos.
Sexta dia 13: “DESARQUIVANDO IMAGENS. DIÁLOGO SOBRE STEFANIA BRIL”. A mesa traz de volta ao panorama da fotografia brasileira o olhar afetuoso, assim como a trajetória irreverente da fotógrafa e crítica polonesa, sobrevivente do extermínio, Stefania Bril (1922-1992), reunindo três mulheres cuja interação recente resultou num primeiro "desarquivamento" de suas obras, rotas e encontros após muitos anos de esquecimento. Este ano, a publicação do livro Outros Brasis, contemplado por seleção nacional na coleção Outros Passos da editora UFRJ e a abertura da exposição Desobediência pelo afeto, em cartaz no IMS Paulista, coroam o movimento iniciado em 2019 com a Bolsa de Pesquisa em Fotografia, oferecida pelo IMS, e buscam abrir caminhos para a ressignificação do amplo legado de Stefania Bril
Sexta dia 13: "MULHERES DO MAR". O ensaio "Haenyeo, mulheres do mar”, do fotógrafo e autor Luciano Candisani, é a um só tempo uma obra de referência na fotografia contemporânea brasileira e um dos mais valiosos documentos históricos já produzidos sobre a tradição das mulheres do mar, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Há quatro séculos, as as mulheres mergulhadoras da Ilha de Jeju, Coreia do Sul - as Haenyeo - foram ao fundo do mar em busca de alimento para suas famílias e acabaram fundando uma cultura repleta de lições universais sobre a condição humana. Valores caros atodos nós, como pertencimento, longevidade, força da mulher, saúde na maturidade e sustentabilidade, emanam do cotidiano das quatro mil mergulhadoras - a maioria entre 65 e 92 anos de idade - ainda dedicadas a uma rotina de longas permanência no mar para coleta manual de frutos do mar a até 10 metros de profundidade, apenas com o ar dos pulmões.
Sexta dia 13: "PREMIAÇÃO CONVOCATÓRIA EM FOCO". Uma janela aberta para o trabalho de profissionais consagrados e novos talentos, tendo como prêmio a já tradicional exposição no Centro Histórico de Paraty. Neste encontro, os vencedores da edição 2024 falam sobre sua os trabalhos premiados três integrantes da equipe da Convocatória: Wania Corredo, fotojornalista consagrada, André Teixeira, fotojornalista e editor de Fotografia e José Roberto Pedroza, fotógrafo e professor.
Sábado dia 14: “CRISE AMBIENTAL EM FOCO” Falar da questão ambiental na fotografia é urgente e necessário, e considerando este como um dos temas mais importantes da sociedade a conversa mediada por Andrea Nestrea, com apresentação dos trabalhos das fotógrafas documentaristas Isis Medeiros (MG) e Mirian Fichtner (RS), propõe mostrar paisagens transformadas pelas ações do homem e pelas mudanças climáticas, o que muitos chamam de Antropoceno.
Sábado dia 14: "A NATUREZA DE JOÃO E MARINA” João de Orleans e Bragança e Marina Bandeira Klink - personagens tradicionais no cenário paratiense - há décadas lançaram mão da fotografia como instrumento para conhecer o mundo e a si. Artistas viajantes do século XX, eles seguem em busca das exuberâncias do planeta, munidos do instrumento que passou a transformar o que veem em imagens poéticas. Tendo a câmera fotográfica como companheira, ambos já exploraram desde as dunas do Deserto de Siwa até ilhas remotas da Antártica, passando pelas florestas do Xingu e por geleiras do Ártico. Frutos de uma profunda conexão com a natureza, as imagens captadas são verdadeiras odes visuais à beleza e à força, escondidas em locais singulares do nosso planeta. João e Marina, em diálogo com Paulo Marcos, irão mostrar um pouco do que viram e registraram em suas viagens imersivas, numa conversa leve e afetuosa. Naturalmente.
Sábado dia 14: “FOTOCLUBISMO BRASILEIRO” A produção fotoclubista brasileira é premiada mundo afora em diversos eventos internacionais, chancelados por importantes federações e associações fotográficas. Nossa roda de conversa vamos falar sobre a realização de Salões, Bienais e Circuitos Fotográficos, com os fotoclubes organizadores do Brazilian International Photography Circuit e da Confederação Brasileira de Fotografia.
LOTAÇÃO
ESGOTADA
Sábado dia 14: "SEBASTIÃO SALGADO EM FOCO" Ao longo de cinquenta anos de fotografia, Sebastião Salgado (1944, Aimorés, MG) fez da proximidade, compaixão e engajamento os elementos estruturantes de sua fotografia. A partir de fortes imagens em preto e branco construídas através de elementos pictóricos descortinados e realçados pela luz existente, construiu registros e narrativas com empatia e respeito pelos retratados, - no Brasil, na América Latina, nos eventos dramáticos do Sahel e Ruanda, nos grandes projetos que concebeu e realizou como Êxodos, Trabalhadores, Gênesis e Amazônia -, em imagens que claramente demonstram que mesmo em condições extremamente adversas a dignidade humana permanece presente nos olhares resilientes e muitas vezes desafiadores, frente a tanta violência e opressão, daqueles que retratou. No ano em que comemora suas oito décadas de vida, receber e homenagear Sebastião Salgado na vigésima edição do Festival Paraty em Foco é uma oportunidade realmente única de ouvi-lo sobre estes seus cinquenta anos de intensa e ininterrupta prática fotográfica no Brasil e no mundo.
Domingo dia 15: “FOTOJORNALISMO HOJE: AS TRANSFORMAÇÕES DO OLHAR” Representante de uma nova geração do fotojornalismo, em que a mulher tem o protagonismo graças a talento e dedicação, a jovem fotógrafa Gabriela Biló fala de sua trajetória como repórter fotográfica que começou no Estadão, em São Paulo, e hoje se destaca na cobertura de política em Brasília, atuando na sucursal da Folha de S.Paulo.