Selfie em Foco 2019
A curadoria do Paraty em Foco promoveu a chamada Selfie em Foco 2019, visando expor autorretratos criativos enviados por fotógrafos. Foram selecionados 32 autorretatos, evidenciando a variedade de expressões e abordagens. Participam da exposição Adilson Andrade, Alexandre Suplicy, Ana Gilbert, Antonio Salaverry, Arthur Kolbetz, Bruna Vianna, Carolina França, Cecilia Bethencourt, Felipe Garofalo, Fernanda Lider, Flavia Baxhix, Gilma Mello, Khalil Charif, Lilian Nader, Luci Polina, Luciana Crepaldi, Marcos Marcolla, Maria Jose Benassi, Mariana Pêgas, Marisa Souza, Mazé Martins, Natalia Rocha, Paula Mello, Rafael Silva, Renato Lo, Roberta Sucupira, Rossana Medina, Tacila Torres, Tika Tiritilli, Veronica Machado Nani, Victor Garcia e Zé Renato. Local: Pátio da Casa da Cultura. De 18 de setembro a 14 de outubro.
FINALISTAS ENSAIO
Paraty em Foco 20 Anos
Paraty em Foco 2024
JUDITH PRAT - ESPANHA
Depois de se formar em direito e se especializar em direitos humanos, Judith Pratt decidiu se formar e se dedicar profissionalmente à fotografia documental. As suas imagens procuram sempre desafiar o espectador, provocar nele não só uma emoção mas também uma reflexão.
Nos últimos anos, trabalhou na África, América Latina e no Médio Oriente, documentando temas como o feminicídio em Ciudad Juárez, a violência do Boko Haram na Nigéria, o conflito armado e as minas de coltan na República Democrática do Congo, a guerra no Iêmen, a extração de petróleo no Delta do Níger e a situação do campesinato no mundo, entre outros. Todos os seus projetos incluem uma forte perspectiva de gênero e prestam especial atenção à situação das mulheres.
Em 2023 recebeu o prêmio Imagem da Sociedade Geográfica Espanhola, em 2021 a prata Sabina pela sua carreira profissional e em 2017 o Prêmio Artes & Letras de Fotografia. Seus trabalhos também foram premiados e reconhecidos em festivais e competições internacionais, como o Human Photojournalism Contest 2015 no Canadá, o Julia Margaret Cameron Award 2014 no Reino Unido, o Photofest Award 2014 no México, o Prix de la Photographie Paris 2014, o International Photography Awards ( IPA) 2014 e 2013 nos EUA, e o Moscow International Photo Awards 2014. Também foi indicada ao prêmio Gabriel García Márquez e ao programa 6×6 World Press Photo.
O seu trabalho fotográfico foi exibido em Espanha no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, no Círculo de Bellas Artes ou na Photo ESPAÑA, em cidades de todo o mundo como Quebec, Montreal, Moscou, Querétaro, Bruxelas eu Avignon e em eventos relevantes como o Fórum Social Mundial em 2021.
Publica comfrequência em meios de comunicação como The New York Times, Al Jazeera ou The Guardian, e em 2021 publicou o fotolivro MATRIA.
Ingressou na área audiovisual com a obra “Tú siéntate” como complemento aos seus projetos fotográficos, e em 2023
https://www.instagram.com/judithprat/